Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui os desenvolvimento da propagação do novo coronavírus à escala internacional. Portugal regista um total de 140 vítimas mortais por covid-19 e 6.408 pessoas infetadas. A TAP anunciou entretanto que vai avançar para o 'lay off' dos seus pilotos.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



23h43 - Ryanair também avança com `lay-off`

A Ryanair vai avançar com o `lay off` simplificado a partir de 1 de abril. A transportadora considera esta medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho".

Segundo a comunicação aos sindicatos, "a empresa manterá uma disponibilidade de trabalho mínima para assegurar alguns serviços administrativos e manutenção de tarefas essenciais, mas naturalmente aplicará a medida de suspensão à maioria dos seus trabalhadores e a redução de horário de trabalho a quase todos os demais".

"Prevemos que esta medida possa ter a duração de dois meses, sendo que a empresa tudo fará para encurtar este período, iniciando-se previsivelmente no dia 1 de abril de 2020", refere a nota aos sindicatos.

22h41 - Covid-19 vitima antiga glória do boxe português Mário Lino

Mário Lino morreu hoje, aos 71 anos, infetado pela covid-19, anunciou a federação portuguesa daquela modalidade (FPB).

"Recebemos a triste notícia de que o nosso Mário Lino, antiga gloria do boxe nacional, detentor de uma carreira ao nível de atleta e treinador ao longo de vários anos, faleceu hoje vítima de doença Covid-19", refere o comunicado da federação de boxe.

22h55 - Ministro da Saúde brasileiro contraria indicações de Bolsonaro

Os brasileiros têm que manter o máximo de distanciamento para impedir a propagação do vírus, disse Luiz Henrique Mandetta.

Acrescentou que as igrejas podem estar abertas mas não são permitidas missas.

O ministro da Saúde garantiu que enquanto estiver no cargo terá sempre uma visão ciêntifica e técnica sobre este problema.

De recordar que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro tem relativizado a pandemia do novo coronavírus.

22h39 - TAP vai avançar com lay-off para pilotos

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil informou hoje os associados que a TAP, "devido ao cancelamento de todos os seus voos para o mês de abril, pretende colocar em regime de 'lay off' os seus pilotos".

A direção do SPAC diz aos associados que "a TAP informou que, devido ao cancelamento de todos os seus voos para o mês de abril, pretende colocar em regime de 'lay off' os seus pilotos, sem concretizar as medidas, que ainda estão em análise".

"A TAP ficou de o fazer muito rapidamente", refere no mesmo comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

22h16 - Trump diz que os EUA já fizeram um milhão de testes do novo coronavírus

Autoridades norte-americanas dizem que estão nesta altura a testar 100 mil pessoas por dia.

22h03 - Vitamina D pode ajudar a reduzir os riscos de contágio do coronavírus?

Há um estudo italiano que aponta nesse sentido.
 21h51 - Regime excecional e temporário para o pagamento de rendas

Governo aprovou em Conselho de Ministros uma Proposta de Lei que estabelece uma flexibilização no pagamento das rendas durante o estado de emergência.

Para o arrendamento habitacional:

- Assegurar, para os agregados familiares que sofram uma quebra de rendimentos significativa neste período, uma flexibilidade no pagamento das rendas que garanta que atrasos que venham a ocorrer não se constituem como incumprimento e que não implica o pagamento da indemnização prevista no Código Civil (20% do valor da renda, artigo 1041.º, n.º 1 do Código Civil), desde que estas rendas venham a ser regularizadas dentro dos prazos previstos na proposta de lei.

- Autorizar o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., a conceder empréstimos sem juros para pagamento de renda a estes arrendatários ou aos seus senhorios, quando estes aufiram de baixos rendimentos e os arrendatários não recorram ao empréstimo e para compensar o valor da renda mensal devida e não paga.

- Permitir que as entidades públicas com fogos arrendados possam, durante o período de vigência da presente lei, reduzir ou isentar do pagamento de renda os arrendatários que tenham, comprovadamente, uma quebra de rendimentos ou estabelecer moratórias aos seus arrendatários.

Para poderem aceder a este regime, arrendatários e senhorios, precisam preencher as seguintes condições:

-No caso do arrendatário: uma quebra superior a 20% dos rendimentos do agregado familiar face aos rendimentos do mês anterior ou do período homólogo do ano anterior, e uma taxa de esforço do agregado relativamente ao pagamento da renda que seja ou se torne superior a 35%.

-No caso do senhorio, uma quebra superior a 20% do rendimento do agregado do senhorio, se for provocada pelo não pagamento das rendas ao abrigo deste regime, sempre que o rendimento disponível restante do agregado desça, por tal razão, abaixo do IAS. O senhorio tem direito à resolução do contrato, por falta de pagamento de rendas vencidas, se o arrendatário não efetuar o seu pagamento, no prazo de 12 meses contados do termo desse período, em prestações mensais não inferiores a um duodécimo do montante total, pagas juntamente com a renda de cada mês.

Para o arrendamento não habitacional:


- Suspensão do pagamento das rendas, nos casos dos estabelecimentos comerciais que tenham sido obrigados a encerrar, por força da declaração do estado de emergência

- O pagamento das rendas vencidas pode ser diferido nos meses em que vigore o estado de emergência e no primeiro mês subsequente, para os doze meses posteriores ao término desse período, em prestações mensais não inferiores a um duodécimo do montante total, pagas juntamente com a renda do mês em causa.

21h36 - Ford anunciou que vai produzir 50 mil ventiladores nos próximos 100 dias em cooperação com a General Electric.

Podem depois desses 100 dias produzir até 30 mil ventiladores por mês, diz a Ford.

21h10 - Bolsonaro quer o fim da quarentena
 21h02 - A Europa discute a melhor forma de combater os efeitos económicos da pandemia.
 20h54 - Estratégia europeia. Aumentar o número de testes
 20h50 - Governo pondera libertação de presos
 20h47 - Terminou a quarentena

Terminou a quarentena obrigatória para trabalhadores agrícolas de Faro
 20h27 - Começaram os testes em lares de idosos
 20h20 - Número de novas infeções desacelerou em Portugal. Reportagem Telejornal
 20h08 - Mais pessoas infetadas em lar

Número de infetados em lar da Misericórdia de Santo Tirso subiu para 20. São nove utentes e 11 colaboradores.

19h51 - Estado de emergência em Moçambique

Presidente moçambicano declarou o estado de emergência no país durante o mês de abril, impondo limitações na circulação interna e nas entradas pelas fronteiras, entre outras medidas de prevenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

19h42 - Itália. Confinamento prolongado pelo menos até 12 de abril, anuncia o Governo

19h34 - Número de casos de Covid-19 na Madeira subiu para 40, mais um do que no domingo

19h30 - O impacto do vírus no emprego nos EUA é assustador

Economistas da Reserva Federal norte-americana estimam que 47 milhões de pessoas podem perder o emprego, o que pode levar a taxa de desemprego no país para os 32,1 por cento.

19h27 - 81 pessoas detidas por violação do estado de emergência

Até às 18h00 de hoje foram detidas 81 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.

No mesmo período foram encerrados 1.565 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas, informa o Ministério da Administração Interna.

19h25 - Responsável da Red Bull propôs infeção voluntária aos seus pilotos de Fórmula 1.

19h06 - Os efeitos do isolamento no ambiente

Estas duas imagens mostram o antes e o depois de aplicadas as medidas de isolamento em Portugal e Espanha. Os efeitos são vem visíveis em relação à poluição (a vermelho). Imagens da ESA.

18h44 - "Por favor venham ajudar-nos agora"

O Governador de Nova Iorque apelou aos médicos norte-americanos, de todo o país, para que se desloquem até Nova Iorque para ajudar a cidade a recuperar.

Desde do início da epidemia na cidade, 1200 pessoas morreram e devido ao elevado número de casos de pessoas infetadas, os hospitais estão com dificuldades em dar a assistência devida.

"Por favor venham nos ajudar em Nova Iorque agora", disse Cuomo numa conferência de imprensa. "Precisamos de ajuda".

18h27 - França já tem mais de três mil mortos

Em França, 3024 já morreram por causa do novo coronavírus. Morreram no país mais 418 pessoas do que nas últimas 24 horas.

Há 5056 doentes em reanimação e 20946 internados.

18h03 - Números oficiais da epidemia nos EUA

O Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, tem neste momento 140.904 casos de infeção por Covid-19 e 2.405 vítimas mortais.

Um aumento dos 122.653 casos no dia de ontem e das 2.112 vítimas mortais.

17h57 - "Unidade nacional" dos portugueses deve continuar "nos políticos e autarcas"

Questionado sobre a rejeição da Câmara Municipal do Porto, presidida por Rui Moreira, de uma eventual cerca sanitária na região, o Presidente da República afirmou que "o país tem mostrado uma unidade nacional. Começa nos portugueses, que estão unidos, que é o mais importante, porque se eles não estivessem unidos não estavam a fazer o sacrifício que estão a fazer".

"E continua nos políticos, que devem corresponder a esta unidade dos portugueses: o Presidente da República, presidente da Assembleia, o primeiro-ministro, os partidos, os parceiros económicos e sociais, e os autarcas - não se esqueçam do papel fundamental dos autarcas", acrescentou.

No entanto, logo acrescentou, "isto não quer dizer que não haja neste processo, que é um processo dinâmico e difícil, de repente, situações em que surge um reparo, uma chamada de atenção, uma preocupação de um autarca".

"Isso temos tido, sobre cercas sanitárias, sobre necessidade de médicos, sobre mais proteção, sobre testes, utilização de testes, prioridades na utilização de testes. Mas isso é inevitável num processo destes. Isto é um processo dinâmico, todos os dias surgem problemas diferentes dos problemas da véspera, inesperados - inesperados no sítio, inesperados na forma, inesperados na quantidade, inesperados na qualidade", afirmou.

"Portanto, isso leva a que haja autarcas que digam: nós entendemos que deve ser mais isto ou mais aquilo, e discordamos disto ou propomos aquilo. Faz parte do processo".

17h50 - PR sobre o prolongamento do estado emergência em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa diz que vai esperar pelos pareceres dos especialistas.
 17h37  - Europa tem agora mais de 400 mil casos

Números avançados de acordo com a AFP.

17h29 - Eurogrupo reúne para a semana para "reforçar resposta" à covid-19

O Eurogrupo vai reunir-se na próxima semana para "reforçar a resposta" da União Europeia à crise gerada pela pandemia, respondendo ao apelo dos líderes europeus, que deram duas semanas àquela estrutura para apresentar propostas, foi anunciado.

O encontro vai ser a 7 de abril.

17h14 - Itália com o menor aumento de casos desde 17 de março

O número de novas infeções em Itália aumento em 4.050, o aumento mais baixo num dia desde 17 de março.

No total, no país, há 101.739 casos, mais do que os 97.689 anteriormente registados.

O número de mortos também aumentou. Mais 812 para um totoal de 11.591.

Desde o início da epidemia 14.620 recuperaram totalmente.

Há nesta altura nos cuidados intensivos 3.981 pessoas.

A Itália é o país de todo o mundo com mais vítimas mortais.

17h07 - Dinamarca admite levantar restrições por causa do novo coronavírus

A Dinamarca admite gradualmente levantar as restrições no país depois da Páscoa, caso os número de infeções e mortes continuem estáveis.

17h06 - França liberta 5.000 reclusos para travar vírus nas prisões

Milhares de presos em fim de pena vão ser libertados antecipadamente em França, em março e abril, para descongestionar o sistema prisional francês, onde 21 detidos e 50 guardas prisionais já foram diagnosticados com covid-19, anunciou o Governo.

16h46  - Reino Unido. Número de vítimas mortais aumenta para as 1408

Um aumento de 180 vítimas mortais em relação ao dia anterior.

No total, o Reino Unido tem 22.141 casos positivos, disse o ministro da saúde.

16h42 - Putin e Trump falaram ao telefone

Os dois concordaram em cooperar nas questões relacionadas com o novo coronavírus e a situação do petróleo.

16h34 - Situação em Itália

OMS diz que as medidas duras aplicadas em Itália devem começar a ter resultado agora. "Acreditamos que Itália e Espanha estão quase lá, mas o vírus não vai embora sozinho", diz a OMS. Precisa de ser "empurrado para baixo através de esforços públicos".

16h22 - Covid-19 e o impacto nas companhias aéreas

Pelo menos 27 mil trabalhadores da Lufthansa vai trabalhar com horas reduzidas devido à crise no setor provocada pelo novo coronavírus.

16h19 - Cerco sanitário na cidade do Porto

A Câmara do Porto diz que não aceita o cerco sanitário "absurdo" e "inútil" que está a ser equacionado pelas autoridades de saúde e anunciou que deixa de reconhecer autoridade à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas anunciou hoje que a medida está a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais, as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde "e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido".

16h15 - Alemanha continua a receber doentes de Covid-19 de outros países

Helicópteros militares transportaram doentes com Covid-19 que lutam pela vida de França para a Alemanha e Suíça.

A França está a ficar sem recursos, nomeadamente ventiladores, para ajudar todas as pessoas.

16h13 - Detidos nos Açores

A PSP deteve em São Miguel, nos últimos três dias, uma pessoa por incumprimento do isolamento profilático obrigatório, devido à pandemia da covid-19, e duas por não terem cumprido o dever de recolhimento.

16h10 - Cientistas trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra a covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva.

De acordo com dados recolhidos pela Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (Ifpma) - que representa as empresas e associações farmacêuticas baseadas em investigação de todo o mundo -, citada pela agência espanhola EFE, já há 20 vacinas em desenvolvimento em todo o mundo para combater o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Por outro lado, laboratórios têm identificados cerca de 30 medicamentos possíveis, dos quais 14 estão na fase inicial da investigação, quatro na fase I de desenvolvimento, três na fase II e um começou os ensaios da fase III, a última antes da aprovação.

16h05 - Futebolistas do Barcelona aceitam e vão além da redução salarial de 70%

O argentino Lionel Messi revelou hoje que os futebolistas do FC Barcelona aceitaram uma redução salarial de 70 por cento, face à crise motivada pela pandemia da covid-19, e contribuirão para que os restantes funcionários recebam o salário por inteiro.



15h55 - Mais de 30.000 pessoas já se inscreveram na plataforma Trace da DGS

Mais de 30 mil pessoas já se inscreveram na plataforma Trace Covid-19, um sistema que permite aos profissionais de saúde acompanharem doentes com suspeita ou confirmação da doença, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.

A plataforma entrou em vigor na passada quinta-feira e "mais de 30 mil pessoas já foram inscritas" e têm estado a ser testadas em diversos contextos, afirmou Graça Freitas na conferência de imprensa diária

15h52 - Vila Real distribui viseiras e máscaras para ajudar hospital e bombeiros

A Câmara de Vila Real está a distribuir 300 viseiras pelos bombeiros, centro hospitalar e forças de segurança e aguarda uma encomenda de 3.500 máscaras para ajudar a colmatar a escassez de equipamentos de proteção individual.

15h39 - Freguesia em Peniche ajuda alunos com computadores e Internet gratuitos

A freguesia de Ferrel, em Peniche, está a apelar à população para doar ou emprestar computadores e já fez saber que disponibiliza a Internet gratuita para garantir o ensino à distância a todos os alunos durante a pandemia.

O presidente da junta, Pedro Barata, explicou que, "em conversa com uma professora, constataram que há alunos que só têm acesso à matéria através dos dados móveis no telemóvel dos pais", motivo pelo qual esta autarquia do distrito de Leiria decidiu lançar o programa para alunos residentes na freguesia.

"Não queremos que nenhum aluno fique sem acesso à escola se a sua família, por carência económica, não conseguir por si só", sublinhou o autarca, citado pela Lusa.

A junta de freguesia está a lançar o apelo à população para doar ou emprestar computadores ou ‘tablets' fora de uso.

"Já temos quatro ofertas e dois pedidos", adiantou Pedro Barata.

Numa parceria que restabeleceu com o movimento "Reciclar para Aprender", esses equipamentos são depois, de forma gratuita, reparados ou formatados e instaladas as aplicações necessárias ao estudo dos alunos.

15h35 - Alcácer do Sal adota medidas de emergência económica e social

A Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal) vai adotar um conjunto de medidas de emergência económica e social, incluindo a isenção de tarifas municipais e a criação de um Banco Solidário.

15h30 - Ryanair vai ter mais de 90% dos aviões parados nas próximas semanas

A Ryanair anunciou que mais de 90 por cento dos seus aviões vão ficar parados nas próximas semanas, devido às restrições impostas pela maioria dos países europeus, perante a covid-19, tendo ainda ampliado a sua programação limitada até abril.

"Como a maioria dos países da UE [União Europeia] impôs restrições de voos ou outras proibições, mais de 90 por cento dos aviões da Ryanair ficarão em terra nas próximas semanas. Cumpriremos todas as restrições impostas. Estamos a trabalhar com os governos da UE para tentar manter algumas ligações mínimas de voo abertas por razões de emergência, mesmo que a ocupação de passageiros nestes voos seja muito baixa", indicou, em comunicado, a companhia aérea irlandesa.

15h23 - Militares portugueses regressaram do Iraque e vão ficar em quarentena

Trinta e três militares do exército Português regressaram esta segunda-feira de manhã a Portugal, após a participação na operação "Inherent Resolve", com 10.ª Força Nacional Destacada no Iraque.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, os militares foram recebidos na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, "após terem sido efetuados todos os procedimentos de rastreio sanitário, considerando a atual pandemia por Covid-19".

Estes militares vão "agora cumprir 14 dias de confinamento obrigatório, realizando a auto monitorização diária", como medida preventiva da propagação do novo coronavírus.

15h17 - Mundiais de atletismo adiados para 2022 devido às novas datas de Tóquio 2020

Os Mundiais de atletismo, previstos para agosto do próximo ano, em Eugene, nos Estados Unidos, foram adiados para 2022, devido às novas datas do Jogos Olímpicos Tóquio2020, entre julho e agosto de 2021, anunciou hoje a World Athletics.




15h07 - Escola Superior de Educação de Coimbra participa em estudo sobre a pandemia

Uma equipa de investigadores da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) está a participar num estudo internacional sobre a forma como as pessoas estão a lidar com a pandemia da covid-19.

15h05 - Bruxelas recomenda livre circulação de trabalhadores essenciais na UE

A Comissão Europeia recomendou hoje aos países da União Europeia que garantam a livre circulação de trabalhadores transfronteiriços com "serviços essenciais", como profissionais de saúde, condutores de mercadorias e forças de segurança, assegurando procedimentos rápidos nas fronteiras.

"A Comissão emitiu hoje orientações práticas para garantir que os trabalhadores móveis na UE, em especial os que exercem profissões críticas para o combate à pandemia de coronavírus, possam chegar aos respetivos locais de trabalho", informa o executivo comunitário em comunicado.

15h00 - Montemor-o-Novo cria fundo de emergência municipal

A Câmara de Montemor-o-Novo, no Alentejo, criou um Fundo de Emergência Municipal, de 290 mil euros, para apoio a famílias e aquisição de equipamentos, materiais e produtos de desinfeção, devido à pandemia de covid-19.




14h55 - Mais nove utentes e funcionários do Centro de Apoio Social de Oeiras com teste positivo

Mais nove residentes e funcionários do Centro de Apoio Social de Oeiras, do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, tiveram um teste positivo à covid-19, após outro residente ter dado positivo no domingo.

14h52 - Utentes de lar em Barcelos não infetados serão transferidos para hospital particular

Os utentes do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, estão hoje a fazer os testes de despistagem da covid-19, com vista à transferência dos não infetados para uma unidade de saúde particular do concelho.

14h25 - O novo relatório de situação ao detalhe

Nas últimas 24 horas houve mais 21 mortes em Portugal por Covid-19. No total há registo de 140 vítimas mortais, de acordo com o último relatório de situação publicado esta segunda-feira pela DGS, pouco depois das 12h00.

Voltamos a olhar para os dados disponibilizados: há 6.408 pessoas infetadas e 4.845 aguardam resultados laboratoriais. Houve um aumento de mais 446 casos confirmados face a domingo, o que representa uma variação de 7,5%.

Do total de infetados 571 pessoas estão internadas, das quais 164 nos cuidados intensivos. A grande maioria está a recuperar em casa.

A região Norte continua a ser a que regista maior número de mortos (74), seguida da região Centro (34) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (30) e depois o Algarve, com duas vítimas mortais.

Sobre as 140 mortes registadas, 85 tinham mais de 80 anos, 31 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 16 vítimas tinham idades entre os 60 e os 69 anos, seis entre os 50 e os 59 e dois óbitos ocorreram no grupo etário entre os 40 e os 49 anos.

Os concelhos onde há mais casos confirmados são o Porto, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Gondomar e Ovar. É por isso o Norte que continua a registar o maior número de infeções (3.801), seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo (1.577 casos), a região Centro (784), o Algarve (116) e o Alentejo (45).

Na Madeira há registo de 44 casos e os Açores têm confirmados 41 casos. Há nesta altura 11.482 contactos em vigilância pelas autoridades.

Em relação aos casos de infeção, a faixa etária mais afetada é a dos 40 aos 49 anos, seguida dos 50 aos 59, dos 30 aos 39 e dos 60 aos 69 anos.

14h14 - Espanha. Mais de 12 mil profissionais de saúde infetados

O número de profissionais de saúde infetados em Espanha é de 12.298, sendo que grande parte está a ter "muito boa evolução" e a recuperar da doença.

13h14 – 853 profissionais de saúde infetados

Os números mais recentes dão conta de 853 profissionais de saúda infetados, dos quais 209 médicos e 177 enfermeiros.

Os restantes estão dispersos por outras atividades, desde assistentes operacionais, assistentes técnicos e outros envolvidos na prestação direta de cuidados de saúde, informou o secretário de Estado da saúde.

Questionado pelos jornalistas sobre o estado destes profissionais de saúde, António Lacerda não especificou quantos destes infetados estão em cuidados intensivos.

13h08 - 138 ventiladores da China chegam esta semana

Questionado pelos jornalistas, o secretário de Estado da Saúde deu conta da capacidade ventilatória em Portugal: há nesta altura 1.124 ventiladores, dos quais 528 em unidades de cuidados intensivos e 480 em blocos operatórios, contando ainda com 134 ventiladores como capacidade de expansão.

Para além de esforços solidários e empresas e particulares, há ainda uma encomenda de 500 ventiladores por parte do Estado português. Destes, 138 já estão na Embaixada de Portugal na China e deverão chegar ainda durante a semana,

Com este equipamento adicional, Portugal "conseguirá praticamente duplicar a capacidade de ventilação", sublinhou o secretário de Estado.

13h07 – Mais hospitais dedicados a doentes Covid-19

Atualmente só o hospital Curry Cabral em Lisboa está a trabalhar exclusivamente com doentes Covid-19. Na conferência de imprensa desta manhã, Graça Freitas frisou que “faz parte do cenário dos planos de contingência” existirem mais hospitais dedicados.

“Depende da necessidade em função dos números da epidemia. Neste momento não está a ser já comtemplado, mas poderá vir a acontecer. Temos dito desde o início que temos de prever sempre o que pode acontecer expandindo, melhorando e otimizando a capacidade existencial”, disse Graça Freitas.

“Portanto está em cima da mesa, nos planos de contingência, não quer dizer que seja já ativado”, acrescentou.

13h03 - Testes nos lares de idosos

Desde hoje estão a ser realizados testes em lares de terceira idade, mas apenas nos de Lisboa, Aveiro e Évora, o Porto, a zona mais afetada ficou de fora. Graça Freitas recorda que este é um “movimento” de vários Ministérios.

“Houve critérios para testar em alguns lares. E a saúde vai testar de acordo com critérios de risco populacional. E portanto, aqueles lares que estarão integrados em zonas de populações de maior risco, onde circula mais o vírus, serão alvo preferencial de intervenção do Ministério da Saúde”, esclareceu.

A diretora-geral da Saúde frisou que “os funcionários que testarem positivo sairão do atendimento e os que testarem negativos terão que usar material de proteção individual”.

Segundo Graça Freitas, “os profissionais dos lares serão todos gradualmente e progressivamente testados. Porque se se identificar alguém positivo e assintomático é logo isolado do circuito. Esse é o grande objetivo de testar todos os profissionais”.

13h01- Mais de 30 mil pessoas inscritas na plataforma Trace

Graça Freitas revelou que mais de 30 mil pessoas já estão inscritas na plataforma Trace e que vão agora ser contactadas para a realização de testes de despiste. No entanto, há várias pessoas que não conseguem contactar os laboratórios privados ou que são confrontadas com a falta de vagas.

“Têm estado a ser testadas em diversos contextos. É óbvio que nos primeiros dias poderia verificar-se alguma turbulência e haver uma tresposta não ótima”, sublinhou.

“As pessoas que estão a aguardar teste, vão continuar a aguardar com todo a tranquilidade. O que decide o seu tratamento não é o teste. Quer façam ou não teste têm que se manter isoladas. Não podem sair de casa”, sublinhou.

A diretora-geral da Saúde frisa que essas pessoas “foram consideradas suspeitas e têm que ficar em casa”.

“Depois vão ser contactadas remotamente por profissionais de saúde que vão acompanhar o seu estado. Se entre contactos médicos ou de enfermagem para saber o seu estado, esse estado de saúde se agravar obviamente terão que dar um sinal. Se houver um agravamento dos sintomas procurar a Linha Saúde 24”, explicou.

No entanto, “se o agravamento for muito evidente procurar o 112”.

“O teste apenas nos ajuda a dizer quem é ou não positivo. Não decide a linhagem de tratamento. Isso o que decide são os sintomas”.

13h00 – Casos em Elvas que não constam no boletim

A diretora-geral da Saúde frisou que o boletim hoje divulgado reporta às 24 horas anteriores e “todos os casos que entram na plataforma Sinave“.

“As instruções que existem são que todos os médicos quando sabem que um doente é Covid têm que introduzir no Sinave. E são estes números que aqui estão”, acrescentou.

Segundo Graça Freitas, “o Alentejo tem 45 casos, se não estão ainda os de Elvas é porque não foram notificados”.

12h57- A causa da morte do jovem de 14 anos de Ovar

A morte do jovem de 14 anos que ontem morreu no Hospital de Santa Maria da Feira não está contabilizada no boletim da DGS de hoje.

Graça Freitas frisou que “ainda está em investigação. Tudo aponta num determinado sentido, mas temos de ter muita cautela e só quando estivermos certos é que será divulgada a causa”.

“Primeiro vamos aguardar a verdadeira causa da morte e depois vamos decidir, neste caso concreto, se vamos introduzir, ou não, no boletim”, esclareceu.

12h54 - "Tranquilidade contida" para as grávidas

Na habitual conferência de imprensa no Ministério da Saúde esteve presente esta segunda-feira Carlos Veríssimo, da direção do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.

O responsável explicou o que está a ser feito para proteger as grávidas e os bebés perante o surto, sendo que a Direção-Geral de Saúde irá publicar em breve uma nota sobre esta matéria em concreto.

Carlos Veríssimo explicou que as orientações são fruto da investigação sobretudo de colegas chineses e italianos e admite que "ainda se sabe pouco" sobre a ligação entre o Covid-19 e a gravidez.

O responsável quis deixar uma nota de "tranquilidade contida" para as grávidas. "Estamos a fazer tudo para seguir a gravidez com a maior normalidade possível", acrecentou.

Se por um lado o risco de infeção é igual para grávidas e para a população em geral, a gravidez acarreta outro tipo de riscos, nomeadamente no tratamento ventilatório ou farmacológico de grávidas.

O especialista estima que haja uma taxa reduzida de grávidas infetadas em Portugal e salienta que "existe uma evidência clínica de raridade" na transmissão do vírus da mãe para o bebé durante a gravidez.

De acordo com os dados avançados pelo médico, há neste momento 60 mil grávidas, prevendo-se sete mil partos por mês, 230 por dia. Podemos "inferir que eventualmente, segundo as taxas de incidência que temos conhecimento, teríamos seis grávidas infetadas sintomáticas, isto é: um a dois partos por cada mil infetados".

Carlos Veríssimo pede às grávidas para que tomem cuidados semelhantes aos da população em geral, não descurando ainda assim o acompanhamento da gravidez.

"Não queremos gravidezes não vigiadas ou mal vigiadas", disse, acrescentando que foi estipulado internacionalmente a manutenção das duas principais ecografias, no primeiro e no segundo trimestre de gravidez.

Ainda assim, o acompanhamento deve ser feito em casa sempre que possível, evitando deslocações desnecessárias aos centros de saúde, consultórios e hospitais.

O responsável garante que a população das grávidas "é grupo prioritário" para a testagem, mesmo que não haja sintomas.

Em relação ao parto, o responsável sublinhou a importância dos circuitos isolados nos hospitais e o acompanhamento por terceiros "não é de todo recomendável".

O médico adiantou também que a analgesia epidural é fortemente recomendada no caso de grávidas com Covid-19, de forma a evitar "ao máximo uma anestesia geral". Carlos Veríssimo salienta ainda que todos os recém-nascidos devem ser testados.

12h50 - "Crescimento expressivo" da testagem, destaca secretário de Estado

António Sales, secretário de Estado da Saúde, refere que a grande preocupação do Ministério da Saúde é nesta altura "testar, isolar, proteger e tratar"

"Continuamos a reforçar as nossas reservas de equipamentos individuais de proteção e de testes", acrescenta, com referência aos 66 mil testes, 5,2 milhões de máscaras cirurgicas e 1,2 milhões de respiradores FFP2, entre outros equipamentos de proteção, que chegaram na semana passada.

Para esta semana prevê-se a chegada de mais encomendas. "Hoje mesmo deverão chegar 700 mil respiradores FFP2 e 200 mil testes e nos próximos dias cerca de 100 toneladas de equipamentos de proteção individual". 

O secretário de Estado dá conta do "crescimento expressivo" da testagem, sobretudo após 15 de março, em que a testagem esteve "sempre acima de um milhar". Adianta que foram realizados 36.000 testes até 25 de março. Nesse mesmo dia foram analisadas 5.100 amostras.

António Lacerda destaca ainda que a "capacidade laboratorial do país tem aumentado gradualmente ao longo da epidemia".

"Estes resultados só são possíveis graças ao trabalho incansável dos laboratórios, não só da rede pública, mas também privada", acrescenta.

Reconhece ainda que a testagem em idosos e funcionários de lares "tem sido uma preoupação constante" e que nas próximas semanas vão ser testados funcionários e utentes.

"No que toca aos idosos nunca é demais lembrar que são a população mais exposta à letalidade deste vírus", salienta o governante, assinalando que "temos todos o dever de os proteger" e prestar assistência sempre que possível.

12h44 - "Ficar em casa é salvar vidas"

António Sales, secretário de Estado da Saúde, lembra que as escolas encerraram há duas semanas e que a quarentena já dura há alguns dias, mas deixa o alerta: "Temos todos de continuar este trabalho porque este vírus não dá tréguas".

O governante agradece a "todos os portugueses que têm sido exemplares no seu comportamento civico".

Aos que desrespeitam as regras "tentados por uma manhã de sol" ou sob uma "falsa ideia de invencibilidade", o secretário de Estado lembra que "ficar em casa é salvar vidas".

12h33 - 140 mortos em Portugal e 6.408 infetados

Nas últimas 24 horas houve 21 mortes em Portugal por Covid-19. No total há registo de 140 vítimas mortais.

Há 6.408 pessoas infetadas e 4.845 aguardam resultados laboratoriais. Do total de infetados 571 pessoas estão internadas, das quais 164 nos cuidados intensivos.

12h20 - “Páscoa vai ter de ser diferente"

“Tem havido um cumprimento generalizado” das restrições à circulação, disse Costa, alertando que este ano, a Páscoa vai ter de ser diferente.
“Não podem ir à terra, não podem ir para o Algarve”, exemplifica Costa. “É um sacrifício que todos temos de fazer, para nos salvarmos”, alerta, argumentando que “a melhor forma de estarmos juntos nesta altura, é estarmos separados”.

12h10 - “Temos de prolongar as medidas que têm sido adotadas"

O primeiro-ministro argumenta que têm de ser prolongadas no tempo medidas como as que estão em vigor com o estado de emergência, porque “temos tido sucesso a baixar o pico desta pandemia, o momento em que o maior número de pessoas está infetado”.

Ou seja, devendo o pico registar-se mais tarde, também se devem prolongar as medidas “com estado de emergência ou sem estado de emergência”.

12h00 - Prolongar o estado de emergência?

Costa adianta que durante esta semana, as várias entidades vão ponderar a melhor forma de prolongar o estado de emergência, deixando nas entrelinhas que vai ser renovado, como aliás fez desde o anúncio do estado de emergência.

E reitera que o melhor contributo que todos podem dar é o de mover-se pouco e estar em isolamento. “O vírus não anda sozinho. O vírus só vai para onde o transportarmos”.

O contacto com SNS e privados não tem exigido requisição civil e Costa elogia a cooperação até agora.

“Recolha mais ativa de amostras” aos idosos e lares está a ser feito pelo SNS, mas também organizado por exemplo por autarquias, disse Costa, voltando a referir que é necessária organização.

António Costa não quis responder à ideia de Rui Rio de um Governo de salvação nacional, mas elogiou a “grande unidade nacional” em torno do combate ao coronavírus, quer dos políticos, quer dos órgãos de soberania ou mesmo tecido empresarial.

11h48 - “Boa vontade é fundamental, mas deve ser organizada”

O primeiro-ministro pede que os apoios da população devem ser organizados através das administrações regionais de saúde (ARS) para que não haja oferta a mais onde não é necessária e faltar onde podem ser essenciais.

Dá como exemplo, outras catástrofes, onde “se perderam recursos” quando a generosidade “não é bem organizada”.

António Costa aproveitou ainda para elogiar as Forças Armadas pelo trabalho “extraordinário”.

11h31 - "O país vai entrar no mês mais crítico desta pandemia"

Na visita ao local onde decorrem obras de recuperação do antigo hospital militar, na Ajuda, o primeiro-ministro António Costa destacou a importância de adaptar o espaço e preparar hospitais de retaguarda para o caso de virem a ser necessários.

O primeiro-ministro avisa que este mês vai ser crítico e argumenta que os hospitais têm vindo a dar resposta, mas com a evolução como está projetada, vão ser necessárias estruturas de retaguarda. É o caso do hospital militar que está a ser recuperado, na Ajuda.

"O país vai entrar no mês mais crítico desta pandemia. É fundamental que nos preparemos", sublinhou António Costa.

O primeiro-ministro disse que os portgueses devem "desejar o melhor, mas estar preparados para o pior".

António Costa considera que o melhor seria que nenhuma das camas das estruturas de retaguarda venha a ser usada, mas considera essencial “termos a segurança que elas existem, caso venham a ser precisas”.

11h22 - CGTP denuncia situações de abuso em 40 empresas

Em causa estão despedimentos já no decorrer da declaração do Estado de Emergência em Portugal. A central sindical alerta que cerca de 1.600 postos de trabalho foram terminados de forma abusiva.

A central sindical alerta que cerca de 1.600 postos de trabalho foram terminados de forma abusiva.

Muitos trabalhadores que se mantêm no ativo estão também a ser vítimas de horários laborais mais alargados, denuncia Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP.

Na lista de empresas, denunciadas pela CGTP, estão diversos setores, que vão desde o têxtil à indústria automóvel.

A secretária-geral da CGTP critica ainda a forma como o lay-off está a ser aplicado.

10h40 - Espanha. 812 mortos nas últimas 24 horas

Nas últimas horas morreram 812 pessoas em Espanha, uma ligeira descida em relação aos números registados ontem. Mantém-se também a tendência de descida dos contágios (mais 6.549 nas últimas 24 horas), uma variação de 12 por cento em 24 horas.

Até ao momento Espanha contabiliza 7.340 vítimas mortais e 85.195 infetados. É o segundo país do mundo com maior número de mortes depois de Itália.

10h30 - África com 148 mortes

De acordo com o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana, o número de mortes causadas pela Covid-19 no continente subiu para 148. Já o número de casos acumulados é de 4.760 em 46 países.

Nestes dados não estão ainda contabilizadas as duas mortes que ocorreram em Angola, no último domingo. Há 20 países africanos com vítimas mortais associadas ao novo coronavírus.

O norte de África continua a ser a região com mais casos e mortes associadas à doença.

10h24 - Quase 5.000 novos casos na Alemanha

A Alemanha registou nas últimas 24 horas 4.751 novos casos diagnosticados de Covid-19. No total são já 57.298 casos no país, anunciou o Instituto Robert Koch. Há registo de 455 vítimas mortais no país.

A Alemanha quer adotar a estratégia da Coreia do Sul no combate ao novo coronavírus, multiplicando os testes e colocando mais pacientes de quarentena.

De acordo com as autoridades, o país realiza entre 300 mil e 500 mil testes por semana, ultrapassando os países vizinhos. O Governo de Berlim quer chegar aos 200 mil testes por dia.

10h00 - Quase 34 mil mortos e 715 mil infetados

De acordo com o último balanço a agência France Presse, a pandemia de Covid-19 matou pelo menos 33.568 pessoas no mundo inteiro desde que a doença surgiu. O balanço conta com os dados oficiais disponíveis até às 8h00.

9h51 - Distribuição de 30 mil máscaras

O Ministério da Administração Interna anunciou esta segunda-feira a distribuição de 30 mil máscaras FFP2 "para responder às necessidades mais urgentes dos Corpos de Bombeiros do Continente".

O MAI esclarece ainda que esta vai ser "a primeira de várias entregas de equipamentos médicos e de proteção individual que já começaram a chegar a Portugal".

9h32 - Imobiliárias com grandes quebras na procura

De acordo com um inquérito da APEMIC (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal), houve uma quebra de 97,4% das imobiliárias.

Das empresas inquiridas, 78,1% afirmaram que os clientes desistiram dos negócios em curso e 20,5% desistiram da compra.

9h10 - China regista 31 novos casos

A China anunciou esta segunda-feira 31 novos casos da Covid-19, quase todos oriundos do exterior. O país suspendeu temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes.

As autoridades de saúde chinesas indicaram que 30 casos são importados - ou seja, pessoas que estão a regressar do exterior - e apenas um caso de contágio local, na província de Gansu, no noroeste da China.

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à meia-noite na China (16h00 de domingo em Lisboa), morreram mais quatro pessoas no país, devido à infeção pelo novo coronavírus, o que fixa em 3.304 o número de vítimas mortais.

9h00 - Mais de mil mortes em Nova Iorque

O Estado norte-americano de Nova Iorque superou no domingo as mil mortes de infetados com a Covid-19, um mês após se detetar o primeiro caso. Há nove dias registavam-se apenas 35 mortos.

8h54 - Twitter apaga vídeos de Bolsonaro

O Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial do Presidente do Brasil. Os dois vídeos contrariavam as recomendações sanitárias para conter o vírus.

"Este tweet não está mais disponível porque violou as regras do Twitter", pode ler-se na conta do perfil do Presidente, Jair Bolsonaro.

O Twitter lembrou que recentemente incluiu nos seus critérios de exclusão mensagens que fossem "contra informações de saúde pública direcionadas por fontes oficiais e que poderiam colocar as pessoas em maior risco de transmitir a Covid-19".

8h24 - Governo estabelece profissões com acesso a escola para filhos

A portaria entra hoje em vigor e foi publicada em Diário da República.

Os filhos ou outros dependentes "dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das Forças Armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais" podem ir à escola.

A 13 de março o Governo já tinha definido que seria identificado em cada agrupamento de escolas um estabelecimento de ensino que permitisse o acolhimento dos filhos ou outros dependentes daqueles trabalhadores.

"Importa que os profissionais dos serviços identificados na presente portaria, mobilizados para o serviço presencial nesta fase de excecionalidade e emergência desencadeada pela epidemia por SARS-CoV-2, possam dispor de um local de acolhimento para os seus filhos ou outros dependentes a cargo, na ausência de soluções alternativas", diz-se no preambulo da portaria.

No documento do Governo explica que a portaria não se aplica quando um dos elementos do agregado familiar não faz parte do grupo de profissões abrangidas e pode cuidar dos filhos.

8h17 - Trump prolonga isolamento social até abril

O Presidente norte-americano decidiu prolongar a medida de isolamento social até 30 de abril. É a resposta à acentuada subida de infetados e de mortes causadas pelo novo coronavírus.

Os Estados Unidos contam atualmente com 143 mil casos de Covid-19 e pelo menos 2.500 mortes.

7h41 - Números acentuam-se na Alemanha

O número de casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus na Alemanha ascende agora a 57.298. Morreram 455 pessoas.

Trata-se de um aumento de 4.751 casos face ao dia anterior. O número de vítimas mortais subiu em 66.

O maior número de casos de infeção pertence ao Estado da Baviera, no sul do país.

7h15 - Ponto de situação


Tem início esta segunda-feira o programa de testes à Covid-19 nos lares de idosos. Vão começar por ser testados os funcionários e depois os utentes que tenham algum sintoma.
 
Trata-se de uma medida do Ministério do Trabalho. Conta com o apoio da Cruz Vermelha, do Instituto de Medicina Molecular e de algumas universidades. A autarquia de Castro Marim, no Algarve, está a levar mercearias e medicamentos aos idosos que vivem nas aldeias do concelho. O objetivo é permitir que todos fiquem em casa.

Numa primeira fase, vão ser feitos dez mil testes.

Há registo de 2560 lares no país. Todos estão abrangidos pelo programa, mesmo os privados.

O programa arranca nos distritos de Lisboa, Aveiro, Guarda e Évora e também na região do Algarve, mas no espaço de 15 dias vai estender-se a toda a rede de instituições em Portugal.

Onze dos 47 utentes do lar de terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz côa que estão infetados já foram transferidos. Estão agora no Centro de Formação Agrícola do Concelho - o primeiro utente a apresentar sintomas acabou por morrer.

Foram também transferidos para o Hospital Militar do Porto os 16 idosos infetados com Covid-19 do lar GeriBranca, em Albergaria-a-Velha. A operação decorreu ao início da tarde de domingo.

Dois utentes deste lar privado morreram devido a complicações causadas pelo novo coronavírus.

Das cerca de 20 funcionárias, apenas quatro se mantinham ao serviço e há duas que também estão infetadas. As instalações vão agora ser a ser desinfetadas e os utentes com teste negativo vão continuar lá.
Morte de menor
Morreu em Portugal um adolescente de 14 anos infectado pelo novo coronavírus. O rapaz, natural de Ovar, sofria de psoríase, uma doença crónica que pode debilitar o sistema imunitário.

A causa concreta da morte ainda está em investigação.

Portugal tem já quase seis mil casos confirmados de Covid-19, segundo o último relatório da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao final da manhã de domingo. São 5962, mais 792 que no boletim anterior

Em apenas cinco dias, duplicou o número de casos confirmados. O número de mortes por Covid-19 também subiu, para 119.
Detenções
Foram detidas 70 pessoas por crime de desobediência na vigência do estado de emergência. As detenções estão relacionadas com a violação do confinamento obrigatório e resistência às autoridades.

Também já foram encerrados de forma compulsiva 1546 estabelecimentos que não estavam a cumprir a regras.

Estes dados do Ministério da Administração Interna ainda não incluem as operações do último fim de semana.

A Ponte 25 de abril voltou ontem a estar encerrada ao trânsito. A PSP esteve no local uma vez mais para verificar quem tinha motivo para sair de casa.

Depois de um sábado com longas filas de trânsito rumo a sul, o dia de domingo foi mais calmo.
Quadro internacional
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 697 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 33.200.A China anunciou 31 novos casos da Covid-19, quase todos oriundos do exterior. Isto depois de as autoridades do país terem suspendido a entrada de cidadãos estrangeiros.

Itália continua a ser o país europeu mais afetado. Até ao momento são quase 11 mil mortes e perto de 100 mil infeções.

Só de domingo para esta segunda-feira os números engrossaram em mais cinco mil infetados e 756 mortos.

Sessenta milhões de italianos estão obrigados a estar em casa há três semanas e a quarentena deverá prolongar-se até ao final de abril.

Em Espanha, todos os serviços não essenciais fecham a partir de terça-feira.

Nas últimas 24 horas morreram no país vizinho 838 pessoas, o número mais elevado desde o início da pandemia. São agora 6528 os mortos já registados.

Há 73 mil pessoas infetadas.